IMG_20170519_091130446

Em 19 de maio na sede do sindicato, o Sindiloc-PR realizou o curso de Gestão de Multas de Trânsito e Análise de Acidentes de Veículos, ministrado pela advogada Luciana Mascarenhas. Participaram profissionais da área de gestão, diretores, gerentes, coordenadores e demais profissionais do setor.

A especialista sanou dúvidas dos participantes relacionadas a questões de multas de trânsito, bem como as particularidades para verificação dos erros no auto de infração. Segundo Luciana, o curso buscou dar um enfoque nos problemas mais corriqueiros. “Possibilitou o aprendizado tanto em relação aos recursos de multas de trânsito quanto aos procedimentos necessários à correta análise de acidentes com veículos”, contou.

Entre os principais temas trabalhados a especialista detalha: “Como exemplo posso citar a multa NIC (não identificação do condutor), o Termo de Responsabilidade sobre multas de trânsito, o prazo prescricional das multas de trânsito, os novos valores de multas de trânsito e o que é e como funcionará o SNE – Sistema de Notificação Eletrônica”, disse.

 O conteúdo programático ainda tratou sobre: Autos de infração, defesa prévia, verificação da regularidade da notificação da autuação, multas de responsabilidade do proprietário e do condutor, recurso de multa, passos e prazos a serem seguidos para indicar o condutor infrator/real infrator, condutor estrangeiro, e prazo prescricional de multas de trânsito.

Especificamente sobre a análise de acidentes de veículos a especialista tratou sobre o registro de Boletim de Ocorrência, tipos de acidente, legislação de trânsito em acidentes, análise do Boletim de Ocorrência, entendimento dos tribunais (jurisprudência) e procedimentos a serem adotados pelas locadoras a fim de minimizar e evitar problemas advindos de inserções de declarações errôneas em Boletim de Ocorrência.

 Sobre a instrutora

Luciana Mascarenhas é sócia-fundadora do Escritório de Advocacia Mascarenhas e Associados, de Belo Horizonte. É especialista em Direito de Trânsito e pós-graduada em Direito Público. Também presta consultoria em diversos veículos de comunicação e ao Sindiloc-MG.

Avaliação dos participantes

Na avaliação efetuada em formulário próprio, os participantes classificaram como excelente o curso, a instrutora e seu conteúdo, que superou as expectativas. Eles destacaram que o conhecimento adquirido contribuirá bastante para a melhoria da qualidade do trabalho e evitará despesas desnecessárias, bem como agilizará processos internos. O único senão ficou por conta do tempo, que devido à grande participação das locadoras ficou curto para mais perguntas. Dessa forma, o Sindloc-PR já prepara a próxima edição do curso em dois dias.

Compartilhe