O Departamento do Trânsito do Paraná (Detran/PR) passou a permitir que a apresentação do condutor infrator seja realizada pela internet. Em tempos de isolamento social essa medida veio no momento certo, de modo a evitar que o procedimento continuasse a ser feito exclusivamente de forma presencial, ocasionando filas nos balcões de atendimento nas unidades no órgão de trânsito.

 O protocolo para o procedimento no novo formato é gerado a partir da digitalização do Formulário para identificação de condutor, do Documento de identificação do proprietário do veículo e da Carteira Nacional de Habilitação atual do condutor. Por isso, antes de iniciar a inclusão do protocolo, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:

 – Arquivo, em formato PDF, do Formulário para identificação de condutor, devidamente preenchido com a placa do veículo; número do auto de infração de trânsito; dados de identificação do condutor; e assinaturas do proprietário e do condutor (as assinaturas devem ser iguais a dos documentos de identificação que serão apresentados junto ao formulário).

 – Cópia digitalizada do documento de identificação do proprietário do veículo para comprovação da assinatura do formulário.

 – Cópia digitalizada da Carteira Nacional de Habilitação atual do Condutor para comprovação da assinatura do formulário.

 As orientações para realização do procedimento podem ser consultadas no site do Detran/PR: http://www.detran.pr.gov.br/Pagina/PROTOCOLAR-IDENTIFICACAO-DE-CONDUTOR-PARA-AUTOS-DE-INFRACAO-DE-TRANSITO-DO-DETRANPR.

 Cabe ressaltar que somente é possível indicar o condutor infrator para as infrações de competência do Detran/PR.

 Setran Curitiba

 A Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) também autoriza a apresentação do condutor infrator pela internet, para as infrações sob sua competência. Para realizar o procedimento, basta acessar: https://transito.curitiba.pr.gov.br/multas/indicacao-do-condutor-para-multa-de-transito/20.

Compartilhe