CURSO  ABLA  19.07.17 054

CURSO  ABLA  19.07.17 049                                                                             CURSO  ABLA  19.07.17 057

Coordenador do curso  – Carlos Faustino  / Instrutor – Ricardo Bocuzzi Macorin                             Alimentos arrecadados para o Lar Antonia de Curitiba

A Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA) realizou na sede do Sindiloc PR, em 19 de julho, o curso de Empreendedorismo Liderança e Inovação, ministrado por Ricardo Bocuzzi Macorin. A inscrição do curso foi um quilo de alimento não perecível. O volume arrecadado foi doado ao Lar Antonia de Curitiba, que atende a crianças de zero a dois anos de idade, em situação de risco social.

O conselheiro gestor da ABLA, responsável pelo projeto de Capacitação da Entidade e coordenador do curso, Carlos Faustino, destaca que a iniciativa mostrou que o empreendedorismo de hoje não é mais somente a capacidade de abrir um negócio próprio. “Hoje, cada empresário, gerente ou executivo do setor de locação precisa aprender a ver a si próprio como ‘uma empresa de sucesso’, pois a nossa atividade também está vivendo um profundo momento de transformações. Quem insistir em pensar, agir e alugar veículos sempre da mesma forma com que alugávamos no século passado, tende a ter muitas dificuldades para permanecer no mercado. As novas exigências do Século XXI implicam em evoluir o nosso próprio comportamento, ou seja, passarmos a agir dentro de um comportamento verdadeiramente empreendedor”, avalia.

Esta foi a terceira edição. Anteriormente foi ministrado no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Em outubro, está previsto para Alagoas. Ele avalia que o aproveitamento de todas as edições feitas superou as expectativas. “No Paraná, tivemos uma satisfação ainda maior, o que é facilmente comprovado ao analisar os resultados da pesquisa feita entre os participantes. Nela, verificamos que 78,5% dos paranaenses avaliaram o curso como “ótimo”, mais 21,5% avaliando como “bom”. Ou seja, tivemos simplesmente 100% de avalições positivas no Paraná. A nota média ficou em 9,34. O aproveitamento dos paranaenses foi fantástico”, comentou o coordenador.

O curso incluiu um conjunto de conhecimentos, princípios e técnicas voltados ao comprometimento, engajamento, motivação e qualidade no trabalho. Abordou o desenvolvimento de habilidades e capacidades empreendedoras, por meio de estudos de caso de empresas e de empreendedores de sucesso. Os conceitos essenciais do conteúdo foram 100% voltados para a busca do desenvolvimento pessoal e empresarial, inspirando os participantes a deixarem a chamada “zona de conforto”.

O conteúdo teve enfoque à adaptação às mudanças que o setor vem passando. “A conectividade dos carros está em expansão rápida; a chegada de veículos híbridos e elétricos ao mercado já está acontecendo; há novas formas de compartilhamento de veículos sendo postas em prática e existe uma proliferação de aplicativos relacionados ao transporte de pessoas”, citou Faustino. Esses fatores exigirão novas respostas na maneira de trabalhar com locação de veículos. Segundo ele, na medida em que esse curso ensinou a importância de cada pessoa assumir responsabilidades, ter autocrítica e adquirir o controle do comportamento proativo, que são características do empreendedor moderno, tornou-se extremamente válido para o setor. “Entendo que, diante dos desafios que a locação de veículos tem pela frente, quem participou já está vários passos à frente dos seus concorrentes”, ponderou.

De acordo com o participante, diretor do Sindiloc PR, Tercio Gritsch, o curso foi de grande valia, pois deu ferramentas que auxiliam a reinventar o mercado de locação de veículos. “Através de insights teóricos advindos de exemplos de outras empresas e principalmente atividades em grupo, ajudou a fomentar o espírito de liderança e de empreender. Excelente oportunidade de network”, concluiu.

Compartilhe