shutterstock_1104753821

Com o isolamento social imposto à população como a principal medida para evitar a propagação da Covid-19, os motoristas de aplicativos viram os passageiros desaparecerem de uma hora para outra.

Como reflexo da baixa abrupta de corridas, muitos motoristas que utilizam veículos alugados para esse serviço não têm alternativa a não ser devolvê-los para as locadoras. De acordo com o proprietário da Referência Rent a Car, Tercio Gritsch, a locadora verificou um volume de 90% de devoluções na modalidade aplicativo em Curitiba.

Como as pessoas estão se deslocando o mínimo possível, a demanda nos aplicativos tem sido muito baixa, fazendo a renda dos motoristas despencar. A Uber adotou medidas para auxiliar seus motoristas parceiros e entregadores durante esse momento difícil, tais como a disponibilização de recursos para a limpeza dos veículos, reembolso para compra de álcool gel, assistência financeira por até 14 dias para qualquer motorista ou entregador parceiro diagnosticado com a Covid-19 ou que tiver isolamento solicitado por suspeita ou que esteja no grupo de risco. O valor da assistência vai ser baseado na média diária de ganhos do parceiro nos três meses anteriores à data de 6 de março.

As locadoras, por sua vez, também estão buscando alternativas para minimizar os impactos da crise do coronavírus para os motoristas de aplicativo. “As ações que tomamos foram junto aos clientes que já estavam com os veículos. Fizemos um esforço de flexibilização de quilômetro rodado, tarifas e parcelamento junto a esses clientes”, explica Tercio Gritsch.

Outra empresa especializada em locação de veículos para motoristas de app, a LM Aluguel de Veículos, vem concedendo a isenção de multa por devolução antecipada para clientes dentro do grupo de risco (pessoas acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas comprovadas) e analisando os demais casos de maneira individual para melhor atendimento a todos, e também reduziu a tarifa e km para renovações por tempo indeterminado.

A Vai Car, sensibilizada com a situação de seus clientes que atuam no transporte por aplicativos, preparou uma promoção especial para auxiliar os motoristas a continuarem garantindo sua renda, que inclui 50% de desconto no depósito em garantia, que baixou de R$800,00 para R$400,00; cupom de desconto de R$400,00 para qualquer categoria e plano de pagamento; parcelamento de faturas mensais no cartão de crédito em até 12 vezes sem juros, que será estendido em breve para reservas semanais. Aos que já possuem contrato com a Vai, além dos benefícios citados, a locadora disponibiliza descontos especiais na renovação para quem se manter com pagamentos em dia; utilização automática do saldo do Depósito em Garantia acima de R$400,00 para o abatimento das renovações em aberto ou a vencer e extensão do prazo de pagamento da renovação de até 7 dias após o vencimento.

A Vai Car também firmou uma parceria com o Supermercado Now – especialista em delivery de produtos de supermercado –, pela qual o motorista cadastrado na locadora poderá atuar como Shopper, responsável pela compra e/ou entrega de pedidos feitos pelo app ou site do Supermercado Now junto a diversas redes de supermercados.

Compartilhe