Finalizamos 2018 com uma excelente notícia para nosso setor. A redução das taxas de registro e licenciamento dos veículos novos das locadoras de veículos paranaenses. Foi um trabalho de convencimento das autoridades estaduais da necessidade de adequar as taxas do Detran-PR àquelas mais baixas praticadas em outras unidades da federação, que levou dois anos e meio e passou por dois governos. Apesar da lei que autorizava a redução das taxas ter sido aprovada em dezembro de 2017, na gestão Beto Richa, ainda havia a necessidade da regulamentação dos descontos por parte do poder executivo. Com a troca de governo em abril ficamos na dependência da nova administração, e o trabalho de esclarecimento e convencimento recomeçou com novas autoridades ainda não familiarizadas com o assunto. Mas finalmente podemos comemorar mais essa vitória de nosso sindicato que tem uma diretoria trabalhando em equipe da qual todos podem se orgulhar.

Com o início do novo governo que se aproxima o setor também entrou em destaque com a escolha do presidente do Conselho de Administração da Localiza, Salim Mattar, para participar da administração pública. Uma escolha evidentemente técnica já que ele não tem passado político. Temos certeza que o espírito empreendedor e práticas empresariais de sucesso poderão contribuir muito para tornar o estado brasileiro mais enxuto, ágil e eficiente.

Enfim, terminamos mais um ano difícil, mas com boas expectativas para 2019, apesar de a base de comparação ser extremamente baixa. O time formado pela área econômica do novo governo é muito bom, com ideias liberais voltadas para a abertura de mercado, redução do estado através de privatizações, e melhorar a eficiência da máquina pública. São todas medidas necessárias, mas que sabemos de difícil implementação, de forma que, como sempre, melhor manter os pés no chão e não se entusiasmar muito. Apesar disso, temos a certeza que dificilmente os novos tempos serão piores do que os que já enfrentamos em passado recente. Talvez as maiores ameaças econômicas venham de fora, já que a economia americana dá sinais de estar entrando em período de estagnação e declínio para nos próximos meses, o que pode resultar em menor atividade econômica global.

Esperamos que todos tenham Boas Festas com muita paz e saúde, e um  2019 com muito trabalho lucrativo.

A todos uma ótima leitura!

Michel Lima

Presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores, Equipamentos e Bens Móveis do Estado do Paraná – Sindiloc PR