É impossível imaginar o funcionamento de qualquer atividade comercial sem um sistema de gestão atualizado. No setor de locação de veículos, em que existem diversos itens para controle (multas, licenciamento, IPVA, seguros, manutenção, sinistros, faturamento, contabilidade, compra e venda de veículos, reservas, RH, etc) isso é crítico. Algumas empresas de pequeno porte ainda teimam em controlar os negócios por meio de uma planilha no Excel, que pode até ser uma solução barata, mas não traz segurança e mantém a gestão amadora, restrita e sem uma possibilidade de análise detalhada dos elementos de decisão.

Atualmente o investimento em sistemas de gestão para locadoras de veículos não é absurdo como há 15 anos, já que existem no mercado várias opções prontas que podem atender de forma satisfatória e imediata às necessidades de empresas de qualquer porte e segmento de atuação.

De acordo com o diretor da EuroIT Tecnologia, Julian Gritsch, a vantagem de um sistema de gestão informatizado é que tudo pode ser parametrizado, desde o controle de usuários, alterações de dados e o controle da atividade empresarial. “Com sistemas de gestão, hoje é possível fazer inúmeras integrações com empresas do setor e isto traz facilidades e agilidade para o segmento”, afirma.

Conforme relata o diretor, hoje a EuroIT está integrada com os maiores sistemas contábeis do mercado, que fazem o fechamento contábil. Assim é possível evitar custos e lançamentos duplicados e/ou incorretos e reduzir pela metade o custo com pessoal, além de obter descontos com empresas de contabilidade, pois estas não precisarão mais fazer a redigitação dos dados.

Na EuroIT, uma locadora de pequeno porte (até 10 carros) paga a partir de R$ 150,00 mensais, mais uma taxa inicial única. A partir de 10 veículos o valor é calculado proporcionalmente à quantidade da frota.

Entre as novidades da empresa estão as parcerias com a Ticket Log – módulo de orçamento – e Golsat – rastreamento de veículos e um novo módulo que mostra um score para o motorista de acordo com sua forma de dirigir.

“Também integramos o sistema com a Fipe, para buscar os valores atuais de mercado dos veículos facilitando a avaliação dos ativos.”

Outra funcionalidade é o uso de tablets para vistoria e fechamento de contrato, opção já utilizada pelas grandes locadoras e que agora estará à disposição das empresas de menor porte agilizando o processo.

“Nestes últimos meses lançamos a opção de interligar as locadoras de rent a car com a RentCars, Carro Aluguel e CarrentalZ, que são empresas que possuem sites de venda para locadoras. Isto tem gerado muitos negócios para as locadoras e a EuroIT é a única que consegue fazer isto atualmente”, pontua.

Compartilhe