Recentemente foi implantado o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). O novo sistema do Denatran permite que as infrações de trânsito sejam notificadas para os proprietários de veículos em até três dias úteis, via internet. Também é possível o pagamento das multas com 40% de desconto desde que o condutor seja identificado e não haja recurso contra a penalidade imposta.

O cidadão pode ter acesso ao SNE pela internet ou por meio de um aplicativo para celular. Já para as empresas, o acesso é exclusivamente web, no site https://servicos.serpro.gov.br/sne, com certificado digital.

Todavia a plena funcionalidade depende de os órgãos de trânsito aderirem ao sistema. Vários Departamentos de Trânsito já o aderiram, além de órgãos independentes como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No entanto, o Detran-PR ainda não está integrado. A Polícia Rodoviária Federal suspendeu sua adesão ao SNE em maio deste ano.

O sistema ainda está em fase experimental. Já está sendo discutido com o Denatran uma forma de colocar a responsabilidade pelo pagamento das multas diretamente para o infrator, por meio do CPF, dentro do sistema.

Compartilhe